Solaris Comunicação | Como o Google pode me ajudar a vender mais?
22386
single,single-post,postid-22386,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,select-theme-ver-2.3,wpb-js-composer js-comp-ver-4.5.3,vc_responsive
2016-10-18

Como o Google pode me ajudar a vender mais?

A maioria das pessoas que procuram produtos ou serviços na internet utilizam sites de busca como o Google e 75% delas não passam da 1º página do buscador quando não encontram o que procuram. Existem duas maneiras de aparecer nos resultados de pesquisas realizadas: conseguir uma boa colocação nos resultados orgânicos (ou naturais) ou através de links patrocinados/AdWords. Por isso, em ambos os casos, quanto melhor a estratégia, mais bem posicionada sua empresa será e mais ela aparecerá no topo do mecanismo fazendo com que sua página receba visitas de clientes potenciais realmente interessados no seu negócio.

Ok, mas como o Google auxilia minha empresa nessa história?

Foquemos no AdWords: ele é um serviço desenvolvido (ou disponibilizado) pelo Google para criação e gestão de publicidade online. É dentro da plataforma que as agências especializadas executam as ações planejadas para alcançar novas oportunidades ou expandir os negócios de seus clientes.

Os anúncios podem ser exibidos nos resultados das buscas feitas pelos internautas, em aplicativos mobile, nos vídeos do youtube e em diversos sites que fazem parte da rede de display do Google mundo a fora.

Uma grande vantagem competitiva do Google AdWords é aproximar a necessidade do internauta dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, melhorando a experiência do usuário e aumentando as oportunidades de faturamento das empresas.

Uma boa estratégia de AdWords inclui 4 requisitos:

1- A escolha certa das palavras-chave
É necessário ser bastante efetivo na escolha das Keywords. Não pense que as palavras com maior volume de buscas serão as que mais gerarão leads (contatos novos que a empresa recebe) para você. Seu anúncio precisa chamar atenção dentre seus concorrentes, então é preciso ser criativo e ter muito bom senso para anunciar no nicho correto.

2- Segmentar corretamente o público
Assim como qualquer outra campanha, ao criar um anúncio no Adwords é importante pensar: onde está o meu cliente em potencial? É preciso segmentar seu público em determinados países, cidades, bairros ou a apenas algumas quadras de sua empresa ou loja. Mas se você ainda não descobriu onde eles estão, não fique preocupado: é possível fazer testes com o texto do anúncio, palavras-chave e outras configurações da ferramenta a qualquer momento. Isso permitirá a segregação do seu potencial consumidor, fazendo que o retorno sobre o investimento seja mais efetivo.

3- Análise dos resultados
Com o Adwords você mensura resultados e sabe em qual momento suas vendas estiveram mais impulsionadas, apontando dados relevantes ininterruptamente. Isso influencia diretamente sua estratégia futura pois, quanto maior o controle e monitoramento, mais eficaz serão os resultados. A ferramenta mostra quantas pessoas viram seu anúncio, qual porcentagem clicou, entrou em seu website e quantas atingiram a meta de campanha do seu produto ou serviço, além de outras estatísticas relevantes.

4- Ter um site responsivo
Sites que não se adaptam aos dispositivos móveis como smartphones e tablets não são amigáveis ao Google. Isso quer dizer que tanto o layout como a programação do seu site ou e-commerce deve ser preparado para as novas tecnologias,prevendo que o usuário possa acessar o seu website a partir destes dispositivos. Um site Mobile Friendly (que cumpre as orientações do Google) será priorizado e consequentemente aparecerá melhor posicionado em relação aos seus concorrentes.

Além destes requisitos é importante lembrar que as campanha de AdWords oferecem algumas opções de Redes para veiculação, como: a Rede Pesquisa e a Rede Display. Como elas funcionam e tem objetivos diferentes, é importante entender a função de cada uma e direcionar corretamente suas campanhas.

fonte: Nágila Veríssimo